Arrendantes

Em toda sua extensão territorial e de maneira mais expressiva nas regiões nordeste e sul, o Brasil tem mostrado um potencial de recursos eólicos extraordinário. A CEIBRAS realiza um criterioso trabalho no intuito de identificar essas localidades de maior potencial e desenvolver uma formatação de negócio que tem seu início na parceria da empresa com os diversos proprietários de terra.

Com a formação desta parceria, se inicia a campanha de medição do potencial eólico da região e, caso o local tenha as condições viáveis para nossa atividade, desenrola-se a partir daí todo o processo de desenvolvimento do projeto e posteriormente a construção e operação de usina eólica.

Ao longo de todas estas etapas, desde a assinatura do contrato de arrendamento com a CEIBRAS até o término da geração de energia da central eólica, o proprietário da terra é beneficiado de inúmeras formas.

Um dos benefícios mais impactantes com a presença de um projeto CEIBRAS é o financeiro. O arrendante é parceiro do processo e recebe uma remuneração pelo direito que cede para utilizarmos sua propriedade. Um pagamento por aerogerador instalado em sua área é pago ao fazendeiro, que continua com a propriedade do imóvel rural e, além desta remuneração, mantém toda a atividade de agricultura e pecuária normalmente. Isto se dá pelo fato de que o projeto eólico gera um baixo impacto na propriedade, com uma pequena área de ocupação, possibilitando uma utilização compartilhada com as atividades rurais. 




 

VANTAGENS DE ARRENDAMENTO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA CEIBRAS:
 

  • Produção de energia renovável, a partir de fonte inesgotável (ventos), complementar à geração hidrelétrica, garantindo à região segurança energética. Não emite gases poluentes nem gera resíduos. Geração de energia sem emissão de GEE.
     
  • Regularização Fundiária e Ambiental dos Estabelecimentos Rurais na Área Diretamente Afetada

  Apoio técnico da CEIBRAS para regularização fundiária (Escritura Pública) e adequação ambiental dos estabelecimentos rurais (averbação da reserva legal), em conformidade com o disposto nas legislações federal e estadual.

  • Compatibilidade da Operação dos Parques Eólicos com outros Usos do Solo

  A operação dos Parques Eólicos dar-se-á de forma harmoniosa com outros usos do solo (agricultura familiar e pecuária) registrados nos estabelecimentos   rurais existentes na área de influência.

  • Incremento da Renda Familiar dos Proprietários

  Aumento de renda familiar dos proprietários em decorrência da contratação de terras em regime de arrendamento. Fixação do Trabalhador Rural no Campo

  • Incremento das Receitas Tributárias dos Municípios

  Na fase de implantação, a contratação de empresas para execução das obras civis e montagem  eletromecânica se traduzirá em incremento das receitas   públicas (ISS).